Cybers e mais Cybers

neuromancer-p1

Hoje é muito comum ouvir falar de Cyber cultura, cyber espaço, cyber isso, cyber aquilo… Mas o termo de hoje do blog é Cyberpunk, mas que diabos é isso?

O universo Cyberpunk foi criado com base em romances policiais, filmes noir, pós – modernismo. Esse fantástico universo é uma ramificação de ficção cientifica, que mistura alta tecnologia com a baixa qualidade da vida das pessoas da época. De acordo com Lawrence Person: "Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros despóticos onde a vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ambígua e a modificação invasiva do corpo humano."

cyberpunk

Willian Gibson deixa isso bem explicito em seu livro o Neuromancer que conta um pouco de como os homens principalmente o protagonista vendia seus órgãos vivos, em troca de drogas ou de produtos cibernéticos que eram proibidos, ou de difícil acesso. A maior parte das histórias do universo Cyberpunk rondam em torno do underground. A parte rica mora nos prédios, enquanto a parte pobre mora em esgotos e em dutos excluídos de qualquer tipo de contato, como mostra o filme O Demolidor, com Stallone e Wesley Snipes GRD_o demolidormostra como isso existe. O filme se passa em 1996, quando John Spartan (Stallone) conhecido como O Demolidor um policial prende Simon Phoenix (Snipes) e com isso acaba causando a morte de mais de 30 civis! E com isso os dois são presos e congelados em criogenia.

Após isso Simon Phoenix é solto e Spartan é descongelado para que ele possa prender o mesmo. Engraçado que durante o filme eram feitas diversas alegações sobre o “futuro” como a biblioteca Schwarzenegger que havia sido presidente. Alguns anos depois o australiano acabou se tornando governador da Califórnia. Lembrando que o filme é de 1996, se tiver a oportunidade de assistir assista-o vale muito a pena.

Outro filme que também mostra bem como funciona esse universo é Blade Runner de 1982, dirigido por Ridley Scott.blade_runner2

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

Blade Runner é um filme adaptado de uma novela chamada Do Androids Dream of Eletric Sheep? de Phillip K. Dick que foi escrito em 1968.

Cyberpunk_by_DaStafiZ

A ambientação de cyberpunk não domina apenas o cinema e a literatura, chegando aos jogos eletrônicos como, Deus Ex deus_ex_front_preview  e Final Fantasy VII ff7  ,jogos de RPG (Roler Playing Game) como Gurps Cyberpunk gurps cyberpunk  e quadrinhos como Ex-Machina capa-exmachina01-encadernado-baixasmall  que também remete a esse ambiente.

Engraçado como o tema Cyberpunk vem de um passado distante, trazendo inovações que hoje são possíveis. Na musica bandas como Nine Inch Nails por exemplo criou um cd chamada Year Zero que faz alusão ao mundo anárquico e cyber punk. Outros movimentos que também estão no meio desse movimento são as Raves, principalmente o Drum and Bass.

cyberpunk-fantasia

O universo cyberpunk é bem estranho, em o neuromancer o protagonista se vende para comprar drogas e “peças” orgânicas, em Blade Runner isso também é mostrado quando os “robôs” se tornam humanizados. Em o Demolidor, mostra como a idéia da criogenia não vem de hoje e sim de muitos anos. Isso tudo pensado em 1980 ou até mesmo antes enquanto ninguém pensava nisso. Durante o Dia D RPG, de 2009 enquanto conversava com Rafael Vasques que veio dar uma palestra aqui, falando sobre o tema ele disse a frase mais foda que eu já ouvi sobre Cyberpunk “O cyberpunk é a sociedade do futuro com problemas iguais e problemáticas iguais o que diferencia é o modo como ela é consertada” se não me engano foi assim… Como isso nunca saiu da minha mente resolvi colocar um pouco disso aqui!! =D

Obrigado a todos que tem visitado e postado no blog!! =D

 

15 Comentários »

  1. Natan Said:

    cara, adorei o artigo! eu pensava q cyberpunk fosse apenas um rpg q se passa no futuro, não toda uma ambientação! agora percebo q já estava um pouco familiarizado com esse universo em animes e mangás, e é um tipo de mundo q acho fascinante, sempre com boas histórias.
    foi bom saber um pouco mais sobre isso xP

    • antimentor Said:

      Então Natan, todos pensam que é apenas aquele negocio que tu coloca diversos apetrechos tecnológicos e morre por ai!!
      O universo Cyberpunk é muito extenso e o pior muita gente pensa que ele é o “mundo” punk da galera da internet, tu usa internet e invade um site tu é um “cyberpunk” ou como já ouvi um “tecno punk” por ai!! qlq coisa pode perguntar! =D

  2. RENAN Said:

    PERFEITO….. DA LITERATURA, CINEMA E RPG, MAS FALTOU QUADRINHOS, TINHA Q CITAR RONNIN DE FRANK MILLER….
    =D
    MAS MESMO ASSIM TA PERFEITO

    • antimentor Said:

      Pois é na hora que eu estava pensando nos quadrinhos eu acabei esquecendo… Tem também o mangá do Gantz que remete muito a esse ambiente!! =D foi mal a falta de Ronnin!! Na próxima eu posto!

  3. Pretaa Said:

    e mais uma vez..
    vamos lá!
    COMO DE COSTUME.. eu naum conheço mt de cyberpunk, como naum conheço mt coisa q eh postada aki..=D
    adorei tudo… senti que dessa vez aprendi alguma coisa..=P
    mas devo admitir que naum prestei atenção em todo o texto…
    depois que li sobre demolidor fikei lembrando do filme e de como eles faziam sexo sem toque no filme..

    lembra?

    bj0

    • antimentor Said:

      Sim sim eu lembro sim, eles faziam sexo sem contato porque não havia o risco de pegar doenças!! =D
      Demolidor acredito que é um filme muito a acrescentar sobre o universo cyberpunk!

  4. Natan Said:

    faltou falar de akira tbm xP

  5. Khan Said:

    O post ta legal, as minha considerações já fiz diretamente pelo msn😀 Bem, quanto ao assunto que ficou pendente no post anterior (do Toy Story), realmente não tenho argumentos, o que posso dizer é que, quando era muleque, e fiquei vidrado em anime, descobrir o quão a Disney prejudicava o mercado de anime, e foi assim que surgiu o MAROGOLORO, depois o Amapanime e desde então, ate hoje, mesmo não sendo fã de anime, boicoto qualquer produção disney. Para vocês terem uma ideia do nosso odio (e galassequisse) pela Disney, eu, renanzinho, rone e igor, passavamos as horas livres chutanto um boneco do Mickey e jogando os roms de snes, sendo que, ficavamos sempre pulando nos buracos para matar o Mickey…
    É isso. Quanto a Avatar, divido a ideia de alguem que li na internet: “Se eu for sair de casa so pra ver CG, mas antes ficar no meu quarto jogando N64”
    Um abraço a todos amiguinhos =*

    • antimentor Said:

      Ummm agora entendo o teu ódio platônico pelas produções da Disney. Se eu fosse olhar por esse lado eu deveria odiar a Saban/Disney que trouxeram para o mercado mundial os Power Rangers, a Saban pega os sentais e traz para a América como Power Rangers isso sim acaba detonando o modo como os sentais chegam ao resto do planeta, querendo ou não quem assistiu Might Morphy Power Ranger e assistiu o sentai que não recordo o nome nota que as continuações são inexistentes!! Meu deus… nesse caso o japão foi barrado por uma empresa americana, mas lembra que um sentai desses é da década de 80!! Animes como Akira são fodas demais… o problema é que o resto é apenas resto! Anime é um saco! xD

      • Natan Said:

        eu não queria me desviar do assunto do post, mas tenho q concordar com a opinião do khan: a disney prejudicou mto o mercado de anime, passando a img de q desenho é coisa de criança, oq por sinal, prejudica a img dos animes descentes de antigamente (como akira), e hj em dia a gente vê só esses animes de bixa fazendo sucesso (e nenhum deles se ambienta no cyberpunk, só pra fazer um pouco jus ao tópico xD)
        talvez o assunto deva ficar para uma discussão futura xD
        ps: avatar foi o cg q mais valeu cada centavo q eu gastei

      • antimentor Said:

        Mas assim natan, akira foi um divisor de águas na sua época, assim como Ghost and Shell, ou Battle Angel Alita, que são animes totalmente cyberpunks e que tem uma visão muito mais adulta do que isso, fora que eles vieram de uma década mais distante, enquanto a disney ainda sonhava em começar a fazer sucesso com seus “desenhos” que “acriançaram” os animes como vocês afirmam…
        O problema é que ela veio e jogou isso no mercado, enquanto o senhor Japão se fechou em seu mundinho cercado de água e ficou achando que era dono do próprio umbigo… Enfim não acredito que a Disney tenha força para isso, até porque segue a mesma idéia de que jogador de CS vira assassino ou quem joga RPG rola um dado e acaba matando seus pais… O problema é a alienação das pessoas em acreditar nisso!! Eu acredito que tenha sido assim!! =D
        Vamos comecem a postar criticas e sugestões eu gosto de ver o circo pegando fogo!! =D

  6. Natan Said:

    ok, não q fosse intenção da disney em tornar desenhos coisa de criança e acredito q isso não justifique um ódio preconceituoso, mas ela contribuiu indiretamente com isso, oq é mto ruim
    e agora eu vou ter q concordar contigo skiner, o problema é sempre com as pessoas q criam visões preconceituosas a cerca de tudo! se uma pessoa matou usando rpg como desculpa, a culpa é do rpg, se ela jogava cs, a culpa é do cs… se a disney produzia desenhos infantis, desenho tem q ser coisa de criança… sim, alienação, o maior dos problemas, contra isso não tenho argumentos u.u
    mas até mesmo a disney se dedicou a títulos mais adultos como piratas do caribe q é um ótimo filme, e deve ser assistido por mais preconceituoso q algm seja contra a disney!

    • antimentor Said:

      Então Natan, acredito que todo o problema seja da alienação que essas pessoas são colocadas, o mesmo esquema das cores, quando nasce a criança se for menino ele vai brincar de carrinho e vai ter roupas azuis, enquanto meninas brincam de bonecas e usam roupas rosas, logo isso vai sendo colocado pra ti desde que tu nasceu… Tu não tem como fugir, se teu pai quando muleque assistiu “Rei Leão” era moleque e curtiu ele vai acreditar que tu também vai curtir, aquele velho papo vou dar para meu filho o que eu não tive… bla bla bla…
      Mas enfim acredito que esse seja o problema porque se a Disney atrasou a vinda de animes para o Brasil… Meu, imagina se não existisse a disney a força com que o japão teria entrado no país, hoje tu não vê programas de animação americana e sim sempre japonesas! O pior é que além da alienação ainda existe a besteira da censura, a emissora compra a porra do anime que é retalhado porque o brasileiro é hipócrita!! aff

  7. Hayra Oliveira Said:

    Adorei esse post, realmente é uma área que eu gosto muito – Filmes o/ – … bom sobre o filme Avatar já assisti 2x e uma delas em 3D, confesso que na primeira vez que assisti (não era em 3D) quase durmo -.-, achei muito clichê a história, oq foi bem diferente quando assisti pela 2nd vez , por isso acho que foram os efeitos que salvaram a produção, e que produção, a qualidade dos efeitos são impressionantes…


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: