Viajar uma arte!

Sim viajar é uma arte, que atire a primeira pedra quem não gosta de viajar, conhecer pessoas novas, locais diferentes, tirar fotos de paisagens lindas?

viagem-mochileiro-2 Vamos ao primeiro problema das viagens (pelo menos pela minha ótica), viajar é legal pra caramba, como citei acima, mas viajar para onde? O exterior é bem caro, Europa e o euro são fora da nossa imaginação (caso você seja liso), Estados Unidos e o querido dólar também é bem carinho… Então o que sobra? Viajar pelo próprio país, conhecer o nosso solo, as lindas imagens que o nosso querido Brasil pode nos proporcionar.

brasil2

Sim o Brasil pode nos proporcionar lindos registros fotográficos, mas o problema é o custo, se viajar para a Europa e/ou USA é o custo para se manter imagine no Brasil, estava pesquisando esses dias um roteiro para ficar alguns dias nos Lençóis Maranhenses, e olha que nem era em alta temporada, no meio do mês de setembro, e quanto sai a viagem toda para um casal? três (3) mil reais, TRÊS MIL REAIS? PUTA QUE PARIU!!! Macapá Belém em época de círio a passagem de 45 minutos sai por no mínimo 900 reais de avião…

Isso nos leva a procurar maneiras diferentes de viajar e de outra perspectiva, um modo mais legal do que apenas viajar por pacotes, Mochilar!

mochilao

Mochilar é legal pra caramba você vai para onde quiser como quiser e com quem quiser, o problema é como começar a se preparar. Escolher um local para visitar sempre é interessante, você pensa logo nos locais mais legais que gostaria de ir e quando vai ver os custos acaba sendo mais caro do que ir em um pacote turístico, entretanto nada se compara a essa aventura, porque?

Simples, quando você é livre para escolher o que quer isso se torna muito mais divertido. O problema é por onde começar, como escolher um roteiro, ir com alguém, etc… Vou colocar alguns roteiros e algumas dicas para ajudar quem deseja começar!!

Antes de colocar a mochila na costa existem alguns detalhes que devem ser bem pensados antes de sair pisando, um deles é pensar em viajar dentro do seu próprio estado para depois ir para outros locais, então vamos começar com uma viagem básica que começa em Macapá e vai até a Serra do Navio um município do estado do Amapá para passar 15 dias. macapá - serra Uma imagem tirada do Google Earth mostra o caminho de Macapá para a Serra do Navio. Com nosso destino pronto vamos ao próximo ponto como vamos fazer a viagem?

Bem existem três modos, de carro, de ônibus e de trem, como estamos pensando em mochilar então vamos pelo mais barato, então ficamos com o trem, a viagem demora um pouco, a vista compensa, fazer um trecho com calma podendo fotografar paisagens, animais é sempre legal, fora que ainda dá tempo de ler um livro interessante enquanto não chegamos ao nosso destino! Se não estou enganado são cerca de sete (7) horas de viagem até nosso destino. Lembrando que saímos de Santana!

Mas o que levar? Então, vamos por parte, primeiramente vamos ver uma mochila. Esse ponto é muito importante, a mochila é fator que ajuda bastante se ela não for bem escolhida pode atrapalhar mais do que ajudar!

mochila

Então muito cuidado, mochilas com a alça que envolvem o peito e a barriga trazem um conforto adicional, fora que isso distribui melhor o peso do que você carrega, cansando menos e te deixando mais livre.

Outro cuidado importante, é o que levar dentro da nossa amiga e companheira, do que vamos precisar no nosso local? roupas de frio ou de calor? é bom sempre levar uma jaqueta ou um moletom para o caso do clima dar uma mudada. Então na hora de fazer a mochila pense em quantas roupas iria precisar para passar 15 dias. Se vai ficar em um hotel onde a roupa é lavada constantemente e de graça então pode levar algumas mudas de roupas a mais, entretanto se não vai ficar em um local assim pense em levar menos roupa, dormir com um tipo de roupa apenas, no nosso caso, vamos levar dois shorts e algumas camisetas para dormir, alguns pares de meias, cuecas, uma calça jeans ou bag, camisas para caminhadas. Pode separar também uma sandália para ficar enquanto estiver descansando em algum local, pegue um tênis que agüente bem a água, lama e terra e que seja bastante confortável, botas da marca Bull Terrier são muito aconselháveis como da Weast Coast também, para grandes caminhadas e não derrapadas.

bullCerto escolhemos a mochila, nosso destino como arrumar a bagagem o nosso tênis / bota, o que falta? O local para ficar se vai de mochila pode se dá ao trabalho de bater um pouco de perna para encontrar o local mais barato, como o município é pequeno então não é tão difícil fazer isso, se a preguiça não permitir pegue o telefone de alguns hotéis de lá e faça a reserva.

Outro ponto importante durante a viagem são os acessórios que você deve levar por fora, que são tão importantes quanto o descrito acima, vamos a uma pequena lista, canivete Nunca se sabe quando você vai precisar de um para abrir uma lata de conserva / sardinha, fora que também pode servir para abrir aquela cerva gelada que você comprou e não tem como abrir, esse item é muito importante para todo mochileiro, não precisa ser um que tenha 502 milhões de ferramentas mas precisa ser o basicão que já tá valendo!

Próximo item:

LanternaFlashLed Esse item é o segundo mais importante para qualquer viajante, acredito que não precise dizer o porque né?

Próximo item:

bussola Bussola, se vai pro meio do mato é sempre muito importante! =D

Esses acessórios são obrigatórios para qualquer mochileiro, alguns outros como repelentes, GPS, são opcionais apesar de serem bem importantes!

Pronto estamos terminando o nosso roteiro, já escolhemos o local já pensamos em que levar e em quantos dias vamos passar, mas o que vamos fazer lá?

É bom antes de ir conhecer um pouco o local, saber o que ele tem a nos oferecer, chegando na Serra do Navios vamos procurar o que temos, vamos visitar a antiga fabrica da ICOME empresa que retirava manganês do local. Os lagos de cor azul esverdeada também são uma maravilha a parte, se você está com uma câmera digital esse é o momento de aproveitar para ótimos registros.

Se estiver procurando conhecer melhor a região onde mora, a Serra do Navio já foi uma das maiores áreas de exploração do manganês do Brasil, de lá sai muita história. Mesmo o município sendo pequeno para um descanso e conhecer locais novos é uma ótima pedida!

mala-de-viagem2

Mochilando você tem a oportunidade de conhecer muitas pessoas, e muitos locais diferentes, mas para mochilar você deve esquecer algumas frescuras, sempre ficando em locais mais ou menos, andando mais do que passeando de carro ou de ônibus, comendo o que aparecer para não gastar muito. Enfim o habito de mochilar é se jogar a uma viagem deixando com que ela se jogue em você.

Abraço a todos!!

Obrigado! =D

26 Comentários »

  1. Natan Said:

    caralho velho, mto fera o post!! deu até uma encorajada pra eu realizar um moxilão pela américa do sul *_* mas axo q vou treinar antes indo pra serra xDD

    • antimentor Said:

      Cara, a America do Sul é um local incrível, mas sair hoje daqui pra lá direto é complicado, o clima muda demais e pode ser até mesmo perigoso, fazer mochilagem para o Peru em janeiro pode ser perigoso pelo clima de lá que muda muito! No Machu Picchu enquanto está subindo pode chover o dia todo ou fazer um sol o dia todo, não é possível determinar o clima de lá! Mas imagina conhecer a cidade inca mais antiga que existe? Nossa deve ser lindo demais!! =D

      • Natan Said:

        cara, morro de vontade de conhecer machu picchu mas depois das notícias q li dos turistas q ficaram isolados lá fikei cabrêro o_o mas um dia eu ainda vou, por mais q seja a última coisa q eu faça na vida! xP

      • antimentor Said:

        Natan o bom de ir lá é durante o mês de julho, quando fica no verão, a temporada de chuvas é muito intensa e águas calientes se fode!!

  2. Camila Ramos Said:

    Mochilar é uma das coisas mais incríveis em termos de viagem. Gostei do post, e espero que vc rode muito por aí com uma mochila na costa, e uma câmera na mão. *-*

    Ao infinito e além!!!!!

    • antimentor Said:

      Mochilar é uma arte, tal qual viajar, em breve posto fotos minhas mochilando!! =D

  3. Fire Said:

    Vamos Lá Mochileiros, =) hehe ficou foda o post, mas não é qualquer um que tem essas coragens de encarar uma viagem desse jeito =)
    mas a idéia é muito boa =D

    • antimentor Said:

      Pois é não é para qualquer um, mas criando coragem dá pra embarcar em uma dessas de boa!! =D

  4. Ronan Said:

    muito fera esse post…. sou doido pra fazer moxilao e coisas do genero…

    ainda nao li, mas pretender ler cm mais calma esse post.

    tava pensando em fazer um moxilao por Minas msmo, lá tem altas cidades lindas, de serra, cachoeiras ta ligado. o q me faltava era q mais alguem se stigace pra ir comigo, ou alguem q conhecece os picos irados lá.

    ainda vo conseguir fazer esse moxilao, axo q no fim de ano é melhor pq pega logo os 2 meses de dezembro e janeiro. agora é so economizar esssa grana e comprar os kits sobrevivencia!!

    vlws skiner, mais um post foda e de muita utilidade.

    abraço.

    • antimentor Said:

      Ronan o que tu precisar de informação sobre mochilões pergunta ai que eu te digo, desde marcas de mochila, a como encontrar pessoas no caminho, Minas eu não conheço bem, mas eu posso te passar um roteiro muito bom, mas depende do tipo de mochila que tu quer fazer, se for mais urbano pensa em passar por Ouro Preto, rende lindas fotos é uma cidade linda, se for para ser uma coisa mais histórica faz o “circuito do aço” andar de trem maria fumaça, sacar as belezas das igrejas de antigamente, cidades históricas são sempre muito bonitas!! =D

  5. Luísa - A gaúcha Said:

    Pois então Skiner, já que o assunto é mochilão, faltou comentar tbm das formas mais baratas de alojamento, como campings e é claro, os hostels também conhecidos como albergues, que são sempre mais acessíveis em termos monetários do que os hotéis.
    Sempre amei viajar de mochila nas costas… se soubesse que tu gostava disso enquanto estive aí com certeza teríamos viajado muito!!!
    Pro pessoal que não sabe, tem muita coisa legal aqui no Sul, além de ser muuuito barato viajar pro Uruguai – que é lindo – principalmente Punta del Este. Fica o convite… quem quiser viajar pra cá, posso acompanhar hehehe.

    Amei o post!

    Beijooos

    • antimentor Said:

      Então Luísa, eu achei que o post estava muito grande então deixei para uma segunda parte, falar do camping, albergues e afins, que realmente são muito mais baratos, fora que as vezes muito mais legais, conhecer pessoas novas em grande parte das vezes é muito legal.
      O Sul realmente tem muita coisa bonita para se ver, estou planejando um mochilão para o Peru, mas gostaria muito de conhecer ainda o Uruguai e toda a America do Sul! =D
      Quando for pelo sul te aviso pra gente sair mochilando!! =D

  6. Natan Said:

    bom saber =D geralmente eu tiro férias em dezembro/janeiro já ia me fuder auahauahuahau
    a vantagem da américa do sul em relação a europa e o eua é q o real é mais valorizado (eu axo né) será q com 100 reais eu faço uma festa em um casino em punta del leste? XDDD

    • antimentor Said:

      Rapaz não sei se em Puta Del Este tem algum cassino?? Nem sabia vamo marcar de ir lá perder esse cash então Natan! =D

      • Natan Said:

        tem sim!!
        porra to nessa doido!! o/

  7. Khan Said:

    “Sim viajar é uma arte, que atire a primeira pedra quem não gosta de viajar”
    Serei eu então a atirar primeira pedra, porque eu não gosto de viajar. Acho muito legal a ideia de conhecer novas cidades, viver aventuras, bla-bla-bla, mas a idéia de se deslocar, PARA MIM, é muito sem futuro, tão quanto, meu irmão já foi pro Canadá, hoje mora em Portugal, minha irmã já foi pro EUA, minha mãe fez recentemente uma viagem pela Europa, e eu, o mais longe que fui, foi Fortaleza – CE e isso quando era muito moleque e com muito custo (lembro que eu sempre negociava as viagens, ao inves de viajar, comprava cartucho de SNES [uhuu SNES owna!!! brilha muito na Babbu])
    O tópico está legal, não comento mais, pois é um assunto que passo longe. (Sacaram? ‘passo longe’ … ‘viajar’…. hihihihhi)
    E para quem gosta de viajar, boa viagem🙂
    Um grande abraço a todos.

    P.S: Um dia pretendo visitar a Mongólia… só to esperando inventarem o Teleporte….

    • antimentor Said:

      tu é mto enjoado foda-se!! tu viaja pra Macapá, Algodoal e ainda fala q não gosta!! putaquetepafoda-se!!! =p

      • Khan Said:

        Como eu te falei no msn: O fato de gostar de uma unica musica de uma banda, implica que eu tenho que gostar da banda e de tudo que ela produz? Não =), eu viajo pra Macapá por causa dos meus amiguinhos e da minha namorada, não é porque eu gosto de avião. Vou pra algodoal pra pirar a cabeça por 24h direto, não porque eu gosto de ficar 3h em um onibus e 40mim em um barco.

      • antimentor Said:

        Eu gosto de todas as musicas da minha banda preferida sim!! =p
        tu é uma bixa!! =D

  8. Natan Said:

    Prêmio ‘eu não gosto de nada sobre oq o skiner escreve’ pro khan! não gosta de avatar, da disney, de guerra ao terror (nesse eu tenho q concordar, axei uma bosta esse filme) auahauahau😄

    • antimentor Said:

      É verdade Natan acredito que realmente o Khan não gosta é do que eu escrevo!! fouda-se!!

      • Khan Said:

        E eu gosto sim Skinner, para de dengo ehahehah, gosto do blog, se não, nem me daria o trabalho de comentar =) S2 todos vocês.

  9. Preta Said:

    adoro viajarrr
    mas nunca tenho dinheiroo
    entaum eh fodaaa
    mas quando dah ..

    UH!….

    eh so o filé!
    kkk

    to doida p fazer um outro passeio p interior, fazer um novo EJP…jah q eh a unica coisa q cabe no orçamento..asauhsuah

    bjinh0ss

  10. Hayra Said:

    Adorei, quero muito viajar assim ehehe ainda nem tive a oportunidade :~ , mas parece ser muito bom queria muito fazer pela América do Sul, deve ser muito bom, porque pra conhecer cada canto essa com certeza é a melhor alternativa.

  11. Beliza Alfaia Said:

    Nada contra, mas prefiro ser mochileira das galáxias!
    Só viajando…na maionese do meu travesseiro.
    Bjs Leo…adorei seu blog! O mais firme que já visitei pois tem conteúdo hehehe


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: