Brincadeira de criança para adultos

Engraçado como tem muitas coisas hoje em dia que deveriam ser brincadeiras de crianças e hoje são esportes de “adultos”, como Magic o card game, colecionar bonecos de filmes, quadrinhos e automodelismo, e hoje o post do blog é sobre Modelismo.

O que é modelismo?

R: De acordo com a Wikipédia Modelismo é

Modelismo é a recriação em escala reduzida de modelos de carros, navios, aviões, helicópteros, comboios etc.

 

Tal recriação pode se destinar a atividades profissionais, mas, de um modo geral tem caráter recreativo. Cada modelo recriado obedece a escalas específicas, normalmente escalas lineares que servem para estabelecer uma relação entre as dimensões do objeto real e do modelo recriado. Como uso profissional, destaca-se o uso de modelos e maquetes para levantamento de dados como flutuabilidade, resistências mecânicas, aerodinâmicas, hidrodinâmicas etc..

Dos milhares de estilos que existem o que mais me agrada e o que dissertarei hoje é sobre o automodelismo, o ato de “brincar” com carros em escala menor controlados por rádio controle.

Engraçado que quando era pequeno, carros de controle remoto estava na moda, muita gente tinha e as vendas eram boas, com o tempo tudo foi ficando difícil para o país e os preços subiram de tal forma que não é mais possível qualquer um comprar.

Na época eu era moleque e não me importava como funcionava o bixo, então lembro que eu tinha um a pilha e já achava o máximo, imagina um a combustível… Alguns meses atrás cerca de uns seis cheguei a ver um em Macapá, o cara corria no Lugar Bonito mostrando seu modelo para todos, fazendo manobras e de vez em quando abastecendo seu modelo, mas cavalos de pau a parte vamos a alguns detalhes técnicos.

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Baja 5B Especificações:

Chassis

  • Overall Length: 32 in 817mm
  • Height: 10 in 255mm
  • Width: Front 18 in 460mm / Rear 19 in 480mm
  • Tire Track: Front 15.5 in 395mm/ Rear 15.75 in 400mm
  • Wheelbase: 22.5 in 570mm
  • Ride height: 3 in 76mm s
  • Suspension travel: Front 3.74 in 95mm / Rear 4 in 100mm
  • Weight: 21.3lb
  • Camber: Adjustable front with shims rear with screw
  • Front caster: Adjustable with shim 22 / 25.5* / 29 degrees (* stock)
  • Toe-in: Adjustable front with tie rod rear with shims 2 / 3* / 4 degree each side (* stock)
  • Aircraft aluminum 6061 T6 monocoque chassis
  • Double wishbone suspension with adjustable roll center F/R
  • Twin plate ventilated disk brake
  • Drive system: HD metal gears with sealed gear box (8.382:1 gear ratio)
  • Diff: Viscous Torque control with 4 pinion gears sealed diff case with silicone oil
  • Shock absorber: 5 position adjustable dampening and fully adjustable coil over spring
  • Wheel type: 3 pcs with high impact nylon material

Engine

  • 2 cycle piston valve gasoline engine
  • Cooling system: Air cooled
  • Displacement: 23cc
  • Maximum output: 2 horsepower 2.4ps
  • Fuel: Pre-mixed fuel, 25 (Gasoline) : 1 (High grade 2 cycle engine oil)
  • Starter: Recoil Starter

Radio

  • FM radio system with fail safe system
  • Steering servo: Hi torque water resistant 25kg.cm with Speed 0.16sec/60 degree
  • Throttle servo: Hi torque water resistant 6kg.cm with Speed 0.16sec/60 degree
  • Receiver battery: 6V rechargeable NiCad battery

Essa coisinha ai de cima é o Baja HPI, como dizem aqui em Macapá, “essa merenda” é movida a combustível e pode atingir velocidades acima de 60km/h, essas brincadeiras custam caro, um modelo pode chegar brincando a 1000 reais, apenas o esqueleto, o legal dessa modalidade é que é possivel trocar os pneus, a bolha (tampa que dá o visual ao carro), motor e até mesmo o  controle remoto, tudo isso para poder ter um melhor rendimento durante as corridas.

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No Japão o drift :

é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmente andar de lado ou cautar literalmente.

Pois é essa brincadeira ai foi proibida nas ruas do Japão, por ser perigosa e talz… então o governo e algumas empresas resolveram criar alguns autódromos para que as pessoas fossem se divertir fazendo drift lá dentro, foi isso que os colecionadores de automodelismo fizeram, começaram a improvisar alguns autódromos para suas “brincadeiras” atualmente em São Paulo existe duas pistas oficiais, uma on road e um off road, os participantes se inscrevem em campeonatos que valem troféus e mais. No inicio as pistas eram feitas com mangueiras de bombeiro, algo como duas mangueiras sobrepostas e tínhamos a pista desenhada, como a mangueira é pesada então ajudava bastante a manter no local.

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Em outros países onde a brincadeira é levada mais a sério (não que aqui não seja), alguns modelos chegam a incrível velocidade de 130km/h, pesam mais de 4 kilos e podem ter o tamanho do tórax de um homem adulto, OgAAAMHoGi7P1vdlXmG0EkJaF80wTHN0o9vRdVhbX7HN8WY8GbhzpAaZkp3eq-3jM4pKJLKq5OtK0105hfPuUogRmHUAm1T1UNLPAt4osqytAe0RwViYiKqmthjo em São Paulo eu tive a oportunidade chegar perto de alguns, mas nunca pude pilotar algum modelo, apenas de aeromodelismo, mas eu era bem novo e a emoção não era a mesma de hoje, nunca fui muito fã de avião sempre quis mesmo foi um carro, o som do motor também diferencia, ir em uma exposição de automodelismo é sensacional é possivel ver de tudo modelos lindos e competitivos, alguns modelos iguais aos originais de pista de drift japonesas e ou Daytona USA (foi a única que eu lembrei agora não sei se ainda existe a modalidade), também existem as equipes que participam de campeonatos, um deles é o chefe, a galera pesquisa e testa o modelo enquanto um dirigi! Isso deve ser simplesmente fantástico de participar, já pensou?

Em Macapá como temos um asfalto muito palha então acredito que seja melhor opção um carro off road, se alguém tiver interesse em mais informações ou em comprar um sendo daqui ou não me avise para podermos marcar uns rachas!! hehe =D

Abraços

3 Comentários »

  1. Natan Said:

    uôw cara, que firme! e meu sonho era ter uma pista de hot wheels =\

  2. Ronan Said:

    eu tinha um carro de controle remoto qando era mlk!!

    era a bateria… levava 4hrs pra carregar a bateria.

    nao sei em q velocidade xegava, mas era rapidinho ate…

    lembro q uma vez eu fui no sam marino na ksa de uns amigos lá q tinham tbm uns carros de controle remoto, o modelo do deles era igual a esses carros importados, o meu era q nem esses da foto. pneu grande, estilo off road, pesava q so o bixo. ai desenhamos cm um giz de quadro um circuito pra disputar cm os carros…

    o meu ganhou. =D

    era massa curtia muito ele. o unico pecado era o controle q eram 4 pilhas AA. e como eu esqecia as pilhas lá as vezes, uma vez vazou e estragou o controle. fikei triste.

  3. Alexandre A. Redivo. Said:

    No meu tempo de criança, tinha uns 10 anos quando a Estrela
    lançou o primeiro carro de controle remoto, o Stratus, ganhei de
    presente de aniversário.
    Um tempo depois, lançaram a Colossus, uma camionete de controle
    tambêm, queria uma mas era muito caro.
    Há alguns meses atrás, comprei a tão desejada Colossus, em perfeito estado e funcionando .
    A Colossus continua custando caro, pois paguei R$ 320,00 no Mercado Livre,
    Adaptei a Colossus pra rodar com pilhas tipo AA ( pilhas pequenas )
    pois com pilhas grande ela gasta muito.
    Acho os carros de hoje legais, mas prefiro os antigos.
    Sou colecionador de miniaturas em metal, se quiserem ver fotos
    da minha coleção, entrem no ORKUT e procurem por Alexandre Cars, OK.


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