Vídeo Game uma diversão ou uma forma de trabalho?

Vídeo Game uma diversão ou uma forma de trabalho?

Lembro que quando comecei a jogar vídeo game tudo era uma coisa divertida, passava horas tentando debulhar todo o River Raid riverraid  , ou então os jogos do Sonic, sonic2-01  dos quais você não precisa ter uma boa jogabilidade e sim ter olhos atentos por causa da velocidade do jogo, enfim passava horas me divertindo, me irritando por um determinado chefe me matar diversas vezes seguidas e afins…

Hoje em dia vejo o quando certos jogos eram difíceis e como eu conseguia ganhar por mais que a idade passe você sempre se vê apanhando daquele chefe que te bate mesmo quando se está defendendo ou quando não existe a possibilidade de te bater ele faz uma jogada normal e você perde!

Puta que pariu!

Quem nunca passou horas quebrando a cabeça jogando Flashback? images  Ou Prince of Persia de Snes? Prince%20Of%20Persia_00000  Ou tentando catar todas as Dk coins em Donkey Kong 2? donkey-kong-2-wii  Nossa eram muitas horas divertidas mesmo.

E hoje o que temos? Jogos com puta gráficos, onde a inteligência artificial é razoável e eles são bem curtos, porque isso? Porque não temos mais tempo para ficar o dia todo jogando e se quebrando para passar de uma fase. Jogos como God of War mesmo sendo curto ainda é um jogo que eu curto muito, a temática é envolvente o jogo começa tem meio e fim em cada “episódio” da saga de Kratos. Mas jogos como Prince of Persia onde você não morre, porque uma mulher sempre te salva! Qual a graça? Qual a moral de jogar isso?

060022

Mas esse realmente não é o ponto que eu gostaria de chegar, e sim que, hoje em dia os vídeo games está trazendo novas tecnologias para agregar valores diferentes e não de simples jogatinas ou de diversão como antigamente, vamos pegar essa ultima geração e analisar um pouco:

Nintendo Wii:

wii

O novo console da Nintendo é o mais fraco em termos de gráficos se comparado com seus “rivais” X-box 360 e o Playstation 3, mas em contra partida trouxe uma interação jogador – a – jogador que foi revolucionaria a questão do joystick, que torna mais divertida as partidas. Muitos acessórios também acoplados fizeram o console ganhar fama, como o volante que acompanha o jogo Mario Kart, acoplando uma parte do controle ao centro do volante você pode jogar sem problemas, outro acessório que me chamou bastante a atenção foi o wii fit, wii_fit_box_back

um jogo que acompanha o Wii Balance Board, uma espécie de balança que calcula o Índice de Massa Corporal (IMC) do jogador e sua altura, o jogo apresenta mais de 50 tipos diferentes de exercícios, como Yoga, Treinamento Muscular, Aeróbico e Jogos de Equilíbrio.

O console também é muito utilizado por fisioterapeutas como modo de estimular as pessoas a melhorar a sessões de fisioterapia. Aplicação na fisioterapia “Devido a sensores poderem captar o movimento inteiro do corpo do jogador, algumas entidades e profissionais de fisioterapia estão utilizando o Wii Fit como objetivo de estimular e conceder uma maior motivação de movimento aos seus pacientes.

Em destaque:

  • Clínica do Movimento, Portugal.
  • Seacroft Hospital em Leeds, Inglaterra;
  • Dodd Hall Rehabilitation Hospital, Ohio;
  • Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Brasil;
  • FisioGames, Brasil”

Certo para o próximo ponto:

simpsons_xbox360

O X-box 360, o tão falado console da Microsoft, o x-box 360 veio na sua primeira versão fazer frente ao Playstation 2 que era o vídeo game mais vendido do mundo na época, bem mais que o Game Cube (apesar desse ser muito divertido também), e em sua segunda versão o seu hardware foi modificado tornando o vídeo game mais um computador que um vídeo game.

A microsoft fez porque fez por onde ter acesso as maiores house games, como Capcom, Atari entre outras para que as mesmas fizessem jogos para seu console, e deu continuidade a jogos que antes eram exclusivos do x-box, como Halo, Gear of War e etc, então tivemos o lançamento do novo Halo como o jogo mais aguardado do ano, com diálogos e legendas em português, outro jogo exclusivo é o Gear of War II, muito bom também, até mesmo a Square que fabricava os jogos da série Final Fantasy exclusivamente para a Sony produziu o Final Fantasy XIII para o x-box, claro com dinheiro até eu faria.

E recentemente eu conheci uma tecnologia que já existe a muito tempo só que como nada se cria tudo se copia eu notei alguns detalhes diferentes, e apresento a quem não conhece e a quem conhece um pouco de informação do Projeto Natal ou Kinect da Microsoft para quem não sabe do que se trata: “

250px-Kinect_Sensor_at_E3_2010_(front)

O Project Natal (ou Kinect nome definitivo) é o codinome de um projeto encabeçado pela Microsoft para seu console de videogame de última geração Xbox 360, que tem ainda como colaboradores Steven Spielberg e a empresa israelense 3DV Systems. O projeto visa criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo.

Funcionamento

Há duas câmeras: uma RGB, que reconhece o rosto e exibe vídeos, e outra infravermelha (IR), para reconhecer movimento e profundidade. Por que uma câmera IR? O olho não vê a luz infravermelha. E quando se combina uma câmera IR com um emissor IR (que faz parte do Natal), a sala fica inundada com um espectro de luz invisível que funciona até no escuro. O Natal também possui um sistema de processamento interno para lidar com a quantidade não especificada de trabalho em reconhecer imagem e voz de forma inteligente. Ele divide o corpo humano em 48 pontos, identificados em tempo real, e ele reconhece o corpo todo no espaço-Z — ou seja, o Natal têm noção de profundidade. De fato, num mapa de calor (heatmap) que mensurava profundidade, minhas mãos pareciam mais quentes que meus ombros, porque elas estavam mais perto do aparelho. O Natal é tão esperto que, se sua sala tiver dois sofás que limitem o espaço de jogo, ele envia um sinal ao jogo para estreitar o espaço. Ele consegue reconhecer uma dimensão de 38 por 51 centímetros da sala, de acordo com estimativas informais do líder do Project Natal, Kudo Tsunoda.

Sensor

O sensor do Project Natal tem cerca de 23 cm de comprimento horizontal. A eficiência do equipamento permite que este funcione em ambientes de ate 2.7 metros de altura e 4 metros de profundidade, descartando condições como a iluminação. Seu software é ajustável e se calibra para reconhecer objetos e diferenciá-los de pessoas.

Próximo passo:

Playstation 3

14_mvg_tec_playstation3

Acredito eu que esse seja o mais potente console da nova geração, com gráficos absurdos o Ps3 vem tomando cada vez mais espaço no ocidente e garantindo seu lugar ao sol. Diferente do Ps1 e do Ps2 o novo console não permite destravamentos como o Matrix e gravações de jogos em dvds. Tornando assim o seu sistema mais filho da puta sério contra a pirataria.

Mas nessa nova geração o Ps3 só inovou mesmo na criação da nova mídia o Blue Ray, diferente dos outros que trouxeram novos controles e novos meios de jogar, o Ps3 manteve a formula que conquista muitos fãs a cada jogada e com a criação do Kinect a maquina da Sony não poderia ficar atrasada, e colocou no mercado a câmera Playstation Eye 220px-PlayStation_Eye  que serve como câmera digital, web cam nos chats da Sony, pode criar adereços a alguns jogos e é importantíssima em jogos como The Eye of Judgmente que a utiliza o tempo todo. Com isso a Sony criou também o Playstation Move que capta os movimentos do corpo e do controle, ou seja o mesmo do concorrente de cima.

 

Mas o ponto é justamente esse!

Até que ponto o vídeo game vai evoluir e deixar de ser uma diversão? Lembro do dia que conversava com o Adam e ele me contou que a sua namorada queria viajar para fazer uma especialização para o curso de fisioterapia que usava apenas o Wii como principal objeto, que na especialização os jogos mais utilizados eram o Wii sports e o outro de esporte que eu não recordo o nome. Enfim, conversando com o Jônatas quem me falou da tecnologia do Kinect para fisioterapia também, e como modo de malhar também, quer dizer o que antes era levado como uma brincadeira hoje é elevado ao nível de coisa séria cuidar da vida das pessoas utilizando um console de vídeo game. Que coisa mais absurda! Não sei se é por causa que não faço parte dessa nova geração ou se eu estou ficando velho mesmo, mas quando eu era moleque e até hoje vídeo game para mim é algo como diversão não como cuidar da saúde.

Lembro quando ficava imaginando como seria jogar Battle Arena Toshiden usando aqueles montes de fios e os óculos 3d sem precisar de controle, onde cada soco era um soco, onde a estratégia de luta podia valer de algo e hoje me vendo aqui com um console de ultima geração que pode ser um “salva vidas” de daqui alguns anos… Incrível como as coisas mudam…

Para terminar fica a questão, será que com essa mudança drástica os jogos vão ser produzidos no Brasil? Será que isso vai diminuir o valor de um game? Ou vai continuar tudo como tá sendo um dos maiores impostos do país simplesmente para encher o bolso de políticos filhos da puta que ganham dinheiro dormindo?

puta-que-pariu-11

Revoltante? Sim, possível? Talvez! Vou aderir? Nunca

Vídeo game para mim é DIVERSÃO!

e tenho dito! =D

abraços

Anti-Mentor

2 Comentários »

  1. Natan Said:

    Tu não vai aderir até o dia que tu sofrer um acidente, partir os teus ossos da perna em 5 pedaços e ter que ficar fazendo horas de fisioterapia pra voltar a andar! auahauhauahaua
    Bem, humor negro a parte, como o videogame foi utilizado incialmente para treinar soldados americanos, provavelmente estes estarão bem mais servidos na nova geração..
    mas eu tbm sou meio tradicionalista, já pensou se pra gente fazer os movimentos dos jogos, a gnt tenha que ficar pulando igual retardado? tipo, eu prefiro apertar quadrado feito um louco pra ver o kratos fazendo akelas sequências espetaculares!
    Em contrapartida, eu me apaixonei pelo nintendo wii na primeira vez que botei as mãos em um controle dele.. pode ser só uma questão de adaptação mesmo.
    E agora, já que videogame vai ter o lado divertido, e o profissional, se tornará videowork? Sério, agora eu comecei a imaginar o treinamento pro cara entrar em uma empresa como um jogo de videogame que ele tem que conquistar os clientes e administrar os funcionários, pqp
    Talvez o nome seja Videoreallifesimulator

  2. Mike Wevanne Said:

    eh… o valor agregado sempre vai rolar, a questao eh: o objeto principal nao deve ficar em segundo plano!

    jogos com bons graficos alavancam o avanço da tecnologia em si, seus produtores e o proprio mercado. muitos dos “saltos graficos e de processamento” da computaçao sao feitos atraves dos games de ponta.

    ou seja, a pesquisa busca caminhos para evoluir atraves do mercado para se autosustentar.

    mas mostrar inovaçao somente pela inovaçao pode ser um tiro pela culatra, ou nao. games interativos nao sao novidade, tentativas assim existem desde a “pistola” do dinavision, passando pela “bazuca” do snes ateh as novas safras com o controle “consolo” do wii, etc.

    tudo bem que o nivel de interatividade nunca alcançou tais patamares como os atuais… mas serah que eles REALMENTE se mostram funcionais em video games?

    se pararmos para pensar, em alguns casos ficar pulando, chutando e socanod no vento nao eh tao interessante assim na pratica para um game de luta… ou em qualquer outro.

    mas longe de mim afirmar que eh um diserviço (escrevi a palavra corretamente?), ainda quero jogar com oculos com display virtual um dia!

    agora me dao licença que eu ainda to tentando passar da terceira fase do shadow dancer do mega drive (ha TRES MESES, diacho!)…


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: