Indicação para se ouvir no Dia Mais Claro.

Todo mundo tem a sua banda que gosta de ouvir a todo momento, seja em uma Noite Mais Densa, ou mesmo no seu Dia Mais Claro, entretanto existem também as bandas que em todos os momentos são boas, por isso resolvi fazer dois posts, cada um contando um pouco do meu gosto para cada uma das situações listadas acima!

Para começar o Dia Mais Claro, mas porque esse nome? Oras o dia mais claro, pensemos quando é o dia mais claro da vida de todo mundo? O momento onde tudo dá certo? Quando se ganha um presente? Quando se pensa na pessoa amada, quando se ganha dinheiro ou se acha, ou o dia que se acorda de Bom Humor? Então para as pessoas que vivem e respiram ouvindo musica, isso é bem comum tudo é levado para o lado musical! Simples assim! Lembrando que o Dia Mais Claro é um estado do dia onde você costuma se alegrar mais ou então ter os picos de bom humor!

Então, vamos ver, é difícil escolher uma banda para o Dia Mais Claro porque dificilmente eu ganhou ou encontro dinheiro, ou então acordo de Bom Humor, mas vamos ver… Não quero simplesmente pegar uma banda de Rock / Metal que possa se colocar neste local apenas para minha pessoa, gostaria de poder compartilhar com todos o quanto isso pode significar algo, claro na medida do possível! =D

PS: A segunda parte desse post vai sair no sábado, dia 02 de abril, depois disso vou começar um projeto que vai durar 5 semanas e a cada segunda e sexta vão ter posts novos sobre o assunto, o título: “100 Bandas de Metal para se ouvir Antes de Morrer” Então fiquem de olho!! 

metal-logos

Continuo pensando e nada me vem a cabeça… Éis que me surge uma banda chamada Blind Guardian, mas eu já escrevi sobre eles uma vez aqui no blog então não é legal repetir! Variações de um mesmo tema então não vou falar de uma banda de metal, falando nisso lembrei de uma banda Engenheiros do Hawaii. Sim o Grande Engenheiros do Hawaii, a banda de um homem só o incrível Humberto Gessinger!

engenheiros_hawaii

Então hoje vamos falar de Engenheiros do Hawaii!

Segundo a Wikipédia:

Quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS – Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) – resolveram formar uma banda apenas para uma apresentação em um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação de aulas. O primeiro show da banda foi em 11 de janeiro de 1985. Escolheram o nome Engenheiros do Hawaii para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa.

Esse foi o começo de uma banda que iria passar por muitas formações e que viveria mais de 20 anos!

A discografia do EngHaw é composta por 17 álbuns sendo que 13 de estúdio, 1 ao vivo (10.000 Destinos), 1 acústico (Acústico MTV), 1 lual (Lual MTV) e 1 semi-acústico (Filmes de Guerra Canções de Amor).

Com uma discografia tão extensa, ficaria um post enorme se eu fosse falar de cada cd e de cada faixa então, vou citar algumas faixas que fazem com que eu me sinta melhor quando ouço!

engenheiros-do-hawaii-humberto-gessinger-9ad5b

Depois de cada letra vou falando um pouco de porque ela é importante, é um pouco longo mais vale a pena, as letras do EngHaw são realmente lindas!

– Todo Mundo é uma Ilha Engenheiros do Hawaii
Não me leve a sério, não me leve a mal
me leve para casa
Eu sou um bom rapaz, eu só bebi demais
preciso ir pra casa
Você me procurou, eu procurei dizer
que não valia a pena
Você não escutou, você me acusou
de estar fazendo cena
Não me leve a mal, mas eu não tô legal
quero ficar sozinho
Eu sou um bom rapaz, mas eu não sou capaz
de seguir o teu caminho
Você não sabe o que eu sinto
Você não sabe quem eu sou
A gente entrou num labirinto
Eu dancei, você dançou
Agora é tarde, já não tem mais jeito
já não tem saída
No fim das contas, a gente faz de conta
que isso faz parte da vida
Eu caí…, você caiu…, numa armadilha
A gente tenta se esquecer
que todo mundo é uma ilha
Agora já é noite, já não faz sentido
ficar se iludindo
No fim das contas a gente faz de conta
que o mundo não tá caindo
(refrão)
Eu dancei, você dançou

Todo mundo é uma ilha é uma faixa do primeiro álbum “Longe Demais das Capitais” é uma das minhas faixas preferidas porque mostra como é engraçado quando tudo parece muito enquanto você se sente pequeno, preso em uma ilha, como se tudo fosse muito enquanto você se sente pequeno, gosto dessa faixa porque ela me torna menor quando eu começo a alçar vôos maiores do que no momento posso fazer. Fora que me mostra que todo mundo é uma ilha, e que é difícil se chegar ao Eu de cada um.

Refrão De Bolero Engenheiros do Hawaii
Eu que falei nem pensar
Agora me arrependo roendo as unhas
Frágeis testemunhas
De um crime sem perdão
Mas eu falei nem pensar
Coração na mão, como o refrão de um bolero
Eu fui sincero
Como não se pode ser
Um erro assim tão vulgar
Nos persegue a noite inteira
E quando acaba a bebedeira
Ele consegue nos achar
Num bar,
Com um vinho barato
Um cigarro no cinzeiro
E uma cara embriagada no espelho do banheiro
Teus lábios são labirintos
Que atraem os meus instintos mais sacanas
O teu olhar
Sempre distante, sempre me engana
Eu que falei nem pensar
Agora me arrependo roendo as unhas
Frágeis testemunhas
De um crime sem perdão
Mas eu falei sem pensar
Coração na mão, como o refrão de um bolero
Eu fui sincero
Como não se pode ser
Um erro assim tão vulgar
Nos persegue a noite inteira
E quando acaba a bebedeira
Ele consegue nos achar
Num bar
Teus lábios são labirintos,
Eu sigo a tua pista todo dia da semana
Eu entro sempre na tua dança de cigana
Teus lábios são labirintos,
Que atraem os meus instintos mais sacanas
E o teu olhar sempre distante sempre me engana
"Iê-iê" Eu sigo a tua pista todo dia da semana
Todo dia, todo dia da semana
Eu sigo a tua pista todo dia da semana
O que eu falei foi sem pensar
Foi sem pensar!

Engraçado que essa música todos devem conhecer, me lembro bem que no lançamento do dvd 10.000 Destinos essa musica tocou muito nas rádios de Macapá junto com Piano Bar, essa música é linda passa o sentimento de tristeza, mesclado com um certo poder de te levantar, algo como “Perdeu? Bate a poeira e segue em frente!” Pelo menos eu me sinto muito assim, gosto muito de ouvir, principalmente a parte que ele diz “O que eu falei foi sem pensar!” E quem me conhece sabe que muitas vezes eu falo sem pensar!

Ando Só Engenheiros do Hawaii
Ando só
Pois só eu sei
Pra onde ir
Por onde andei
Ando só nem sei por que
Não me pergunte o que eu não sei
Pergunte ao pó
Desça ao porão
Siga aquele carro ou as pegadas que eu deixei
Pergunte ao pó por onde andei
Há um mapa dos meus passos nos pedaços que eu deixei
Desate o nó
Que te prendeu
A uma pessoa que nunca te mereceu
Desate o nó que nos uniu
Num desatino, um desafio
Ando só
Como um pássaro voando
Ando só
Como se voasse em bando
Ando só
Pois só eu sei andar
Sem saber até quando
Andó só
Ando só… até …sem saber até quando
Ando só

Me identifico muito com essa letra, as vezes eu saio de carro, saio andando, fico com a cabeça longe, pensando em meus sonhos, em minhas vitorias até o momento, em minhas derrotas, nas minhas crises, em tudo começo a perceber que eu realmente Ando só, não por não ter pessoas por perto, mas por andar só no sentido de me sentir desafiado a alcançar meus objetivos, se eu antes de todos não me movimentar ninguém vai fazer por mim. Então acredito que deva andar sozinho, mas não desacompanhado!

 Ninguém = Ninguém Engenheiros do Hawaii
há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há tanta gente pelas ruas
há tantas ruas e nenhuma é igual a outra
(ninguém = ninguém)
me espanta que tanta gente sinta
(se é que sente) a mesma indiferença
há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há palavras que nunca são ditas
há muitas vozes repetindo a mesma frase:
(ninguém = ninguém)
me espanta que tanta gente minta
(descaradamente) a mesma mentira
todos iguais
todos iguais
mas uns mais iguais que os outros
há pouca água e muita sede
uma represa, um apartheid
(a vida seca, os olhos úmidos)
entre duas pessoas
entre quatro paredes
tudo fica claro
ninguém fica indiferente
(ninguém = ninguém)
me assusta que justamente agora
todo mundo (tanta gente) tenha ido embora
todos iguais
todos iguais
mas uns mais iguais que os outros
o que me encanta é que tanta gente
sinta (se é que sente)
ou
minta (desesperadamente)
da mesma forma
todos iguais
todos iguais
mas uns mais iguais que os outros
todos iguais
todos iguais
tão desiguais…
tão desiguais…

Escolhi essa faixa justamente por causa do post, Ninguém é igual a Ninguém, pode ser que alguns concordem com minhas palavras pode ser que não, mas como já foi dito várias vezes Ninguém = Ninguém! =D

Algo Por Você Engenheiros do Hawaii
Hey garota
Não fique esperando o telefone tocar
Os homens são o que são e são todos iguais
O difícil é saber quem é clone de quem
Quem é clone de quem
Quem é clone de quem
Hey garota
Não fique esperando o telefone tocar
De volta ao passado, tecendo tapetes,
Esperando o guerreiro voltar
Já lhe fizeram sofrer demais
Já lhe fizeram feliz de mais
Tá na hora de você mesma fazer algo por você
Só você pode fazer!
Hey garota
O dia já passou
Não deixe a noite passar
Passe um batom – ou não –
E vá se divertir
Você vai descobrir quem é clone de quem
Já lhe fizeram sofrer demais
Já lhe fizeram feliz demais
Tá na hora de você mesma fazer algo por você
Só você pode fazer!
Hey garota…faça um favor…
Não fique esperando…faça algo por você
Hey garota…faça um favor…
Não fique esperando…faça algo por você
Faça algo por você!

Essa musica é muito legal, não tenho muito o que discorrer sobre ela só me encanta muito a frase “O difícil é saber quem é clone de quem” Voltamos as pessoas serem uma ilha, passando por ninguém ser parecido com ninguém, caminhando sozinho ou acompanhado, você deve fazer Algo por você!

Dançando No Campo Minado Engenheiros do Hawaii
eu devo estar ficando louco
?será que eu escutei errado?
a vida no maior sufoco
e os caras de papo furado
todo cuidado é pouco
nem pense em ficar parado
estamos no melhor da festa
dançando no campo minado
os sinais estão no ar
nas esquinas do país
mensagem pelo celular
água batendo no nariz
eu devo estar ficando louco
?será que eu escutei errado?
a vida no maior sufoco
e os caras de papo furado
?será que eu vivo em outro mundo
distante e inexplorado?
na hora da invasão,silêncio
dançamos no campo minado
os sinais estão no ar
no chão da praça da matriz
mensagem pelo celular
cortar o mal pela raiz
os sinais estão no ar

Gosto de ouvir essa musica pensando nessa nova geração que tá vendo o inferno que estamos vivendo atualmente e simplesmente a molecada continua de papo furado! Como diz a letra “Será que eu vivo em outro mundo?” Qualquer dia eu destilo meu ódio e rancor contra essa molecada de hoje em dia, não generalizo mais contra essa galera que vive pensando que o mundo é isso e pronto…A geração Happy? Ou Colorida? Enfim… gente que não sabe nem que existe carro no norte… Enfim isso é assunto para outro post!

E para terminar:

Seguir Viagem Engenheiros do Hawaii
Seguir viagem
Tirar os pés do chão
Viver à margem
Correr na contra mão
A tua imagem… e perfeição
Segue comigo e me dá a direção
Se dizem que é impossível,
Eu digo: é necessário!
Se dizem que estou louco
Fazendo tudo ao contrário
Eu digo que é preciso,
Eu preciso, é necessário
Seguir viagem
Tirar os pés da terra firme
E seguir viagem…
Seguir viagem
Tirar os pés do chão
Outros ares, sete mares
Voar, mergulhar
O que nos dá coragem
Não é o mar nem o abismo
É a margem no limite de sua negação
Se dizem que é impossível,
Eu digo: é necessário
Se dizem que é loucura
Eu provo o contrário
E digo… que é preciso
Eu preciso, é necessário
Seguir viagem
Tirar os pés da terra firme
E seguir viagem…
Seguir viagem… seguir viagem…
Tirar os pés da terra firme e seguir…

Não tem muito o que falar dessa musica, só ler e interpretar da sua forma!!

Gostaria de agradecer a todos que tem lido e que comentam ou apenas visitam o blog! Obrigado!! =D

Abraços
Anti-mentor!

1 Comentário »

  1. Hay Said:

    Adoro engenheiros do Hawaii…lembro até hoje que foi a minha tia que me mostrou (marcou a juventude dela, e tem marcado a minha até hoje =])…
    Pena que vc bão comentou sobre a minha música favorita ;/ Pra ser sincero.
    Beijos


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

